Logotipo HORA LOCAL:
HORA UTC:
Visitantes:
14.12.2017 18:53
14.12.2017 18:53
4
azi: 254.5° ele: -17.9°
07:45 / 17:16
Lua Minguante ( ilu: 10.8% azi: 294.0° ele: -41.4° ) 
03:59 / 15:14
Meteomoita Mobile Meteopt.com Fórum de Meteorologia Facebook Meteomoita Twitter Meteomoita Blog Meteomoita


Índice WSI actual (Weather Stress Index)
 
WSI: 25.45 (04:30 UTC)
Inexistente/Reduzida
 

WSI nos períodos MIN (06UTC) / MAX (13UTC)
45.35 23-01-2015 06:00 UTC
21.96 23-01-2015 13:00 UTC
 

Anomalia de Desconforto Térmico
 
Extrema
Excepcional
Muito Elevada
Elevada
Moderada
Inexistente/Reduzida


Gráfico das últimas 24 horas
WSI Graph
 
O que é o WSI?
 
O tempo e o clima têm um papel determinante no bem-estar da espécie humana. A exposição prolongada da população a condições de tempo demasiado adversas tem repercussões nas taxas de mortalidade e morbilidade. O conforto térmico tem também impacto na produtividade.

A sensação de frio ou calor depende essencialmente de 3 parâmetros meteorológicos: Temperatura, Humidade Relativa e Vento. A percepção humana comum é a seguinte:

1. No Verão, a sensação de calor aumenta com um aumento da temperatura e/ou da humidade e diminui com o aumento da intensidade do vento.
2. No Inverno, a sensação de frio aumenta com a diminuição da temperatura e com o aumento da humidade e/ou do vento. Portugal, embora um País pequeno, apresenta uma grande variabilidade climática.

Por exemplo, um Algarvio sentirá muito frio se for viver para a Beira Interior no Inverno. Por outro lado, um habitante de Peniche sentirá muito calor se for viver para o interior alentejano no Verão. é muito difícil encontrar um indicador absoluto e universal de desconforto.

Por exemplo, não faz sentido dizer que uma temperatura abaixo de 0 °C ou acima de 33 °C é muito desconfortável em todo o território. Isto porque também tem que se tomar em linha de conta a humidade relativa e o vento, assim como o factor de habituação da população. Portanto, um índice que pretenda caracterizar o conforto térmico de uma região tem que ser relativo e considerar a climatologia dessa região.

O WSI (Weather Stress índex) é um índice relativo, que avalia do ponto de vista bioclimático, o grau de excepção de uma situação meteorológica numa determinada região e a uma determinada hora. A escala do WSI varia entre 0 e 100%. Valores de WSI iguais a 0.8% numa determinada região indicam uma sensação de frio que só foi pior nessa região em 0.8% dos dias do passado. Valores iguais a 99.2% numa determinada região indicam uma sensação de calor que só foi pior nessa região em 0.8% dos dias do passado.

Como o WSI é um índice relativo, tem que haver algum cuidado na interpretação dos mapas. Por exemplo, se num determinado dia, o valor do WSI for de 99.9% em Lisboa e no Porto (calor extremo em ambas as cidades) um habitante de Peniche que precise de ir a uma destas cidades nesse dia deverá escolher o Porto, pois um WSI de 99.9% no Porto corresponde a condições bioclimáticas mais aceitáveis para este individuo. No entanto, a população do Porto sofrerá aproximadamente o mesmo que a população de Lisboa. Devido à relatividade do índice, podem ocorrer valores extremos de WSI às 6 UTC de um determinado dia, sem que o mesmo aconteça às 13 UTC desse dia.

Por exemplo, se às 6 UTC de um dia de Verão se registarem 30 °C em Lisboa isso corresponderá a um WSI de 100% (desconforto extremo). No entanto, se às 13 UTC desse dia se registarem 35 °C , o WSI será substancialmente mais baixo. A mesma interpretação é valida em situações de frio.

Informação retirada de www.meteo.pt  

Com o Apoio da:

Escola Técnica Profissional da Moita

Este site (www.meteomoita.com) é automaticamente actualizado com dados de uma estação meteorológica amadora. É um serviço público e sem fins lucrativos. Por estas razões, não se assume qualquer responsabilidade sobre as decisões que se possam tomar assentes nas sua informação.

© Copyright 2007-2017 MeteoMoita.com