Logotipo HORA LOCAL:
HORA UTC:
Visitantes:
25.06.2017 01:05
25.06.2017 00:05
3
azi: 350.0° ele: -27.6°
06:13 / 21:03
Lua Crescente ( ilu: 1.2% azi: 336.6° ele: -29.1° ) 
07:45 / 22:23
Meteomoita Mobile Meteopt.com Fórum de Meteorologia Facebook Meteomoita Twitter Meteomoita Blog Meteomoita
 
A Estação - Caracteristicas Técnicas
 

Características dos sensores disponíveis:

- TERMÓMETRO

   Como funciona?

A medição da temperatura do ar, nesta estação meteorológica, realiza-se através de um sensor colocado dentro de um escudo protector, que lhe permite identificar, de forma automática, a temperatura real à sombra, na medida em que todo o dispositivo se encontra sob a luz directa do sol. O escudo protector referido tem basicamente o formato de uma caixa, no interior da qual se encontra colocado o sensor, caixa essa que é formada, a toda a volta, por uma conjugação de palhetas que permitem a passagem do ar, mas não do calor provocado pela luz directa do sol. No escudo protector encontra-se ainda uma ventoinha alimentada por um painel solar que permite uma melhor circulação do ar no dispositivo. A medição da temperatura nesta estação realiza-se em graus Celsius (°C).

   Localização?

  1,7 metros acima do solo numa zona arejada

   Alcance?

  -40°C a 65°C

   Resolução?

  0,1°C

   Erro máximo de leitura?

  + ou - 0,5°C

- HIGRÓMETRO

   Como funciona?

A medição da percentagem de humidade no ar exterior, nesta estação meteorológica, realiza-se através de um sensor colocado dentro do mesmo escudo protector onde se encontra o termómetro. Permite identificar, de forma automática, a quantidade de humidade presente na atmosfera. O sensor de humidade, propriamente dito, é denominado de higrómetro e permite, em conjugação com o termómetro, obter dados extremamente importantes, tanto no que respeita à previsão meteorológica, como em relação a aspectos do estudo do conforto humano perante a variação climática.

   Localização?

  1,7 metros acima do solo numa zona arejada

   Alcance?

  0% a 100%

   Resolução?

  1%

   Erro máximo de leitura?

  3% até aos 90% e 4% acima deste valor

 

- BARÓMETRO

   Como funciona?

Para poder realizar a identificação da pressão atmosférica, a estação meteorológica dispõe de um sensor ligado ao sistema, que se denomina de barómetro. Basicamente, a pressão atmosférica pode medir-se em diversas escalas, contudo, no nosso caso, optou-se pela medida em hPa.  Normalmente, o bom tempo está associado a altas pressões da atmosfera, enquanto o mau tempo condiz com as baixas pressões. Na leitura dos dados desta estação, a tendência da Pressão Atmosférica aparecerá registada com as expressões "Estável", "Subida" ou "Descida", conforme a tendência seja, respectivamente, de "estabilidade", "subida" ou "descida".

   Localização?

  Consola da estação ligada ao PC

   Alcance?

  880 hPa a 1080 hPa

   Resolução?

  0,1 hPa

   Erro máximo de leitura?

  + ou - 1 hPa

- ANEMÓMETRO

   Como funciona?

O Anemómetro é um dispositivo que se destina a registar a velocidade ou a velocidade e a direcção do vento. O Anemómetro de Copos é usado para medir a velocidade do vento a partir da velocidade de rotação de um moinho constituído por 3 ou 4 copos hemisféricos ou cónicos fixados às extremidades de uns braços horizontais ligados a um eixo vertical. O Anemómetro de Byram é uma variedade do Anemómetro de Copos. O Anemómetro de Contagem tem copos ou uma ventoinha cuja rotação é transmitida a um contador técnico que integra directamente a velocidade de deslocação do vento. O Anemómetro Portátil é um aparelho transportado por um observador e destina-se a medições de vento em qualquer lugar. O Anemómetro de Tubo de Pressão (Anemómetro de Dines) é um instrumento que a leitura da velocidade do vento a partir de pressões de vento dinâmicas. O vento, ao passar por dentro de um tubo, origina uma pressão maior do que a pressão estática, enquanto que o mesmo vento, ao passar ao sobre o mesmo tubo, origina uma pressão menor do que a estática. Esta diferença de pressão é proporcional ao quadrado da velocidade do vento. As unidades de medida usuais na medição da velocidade do vento são quilómetros por hora, milhas por hora , nós ou metros por segundo.

   Localização?

  Aproximadamente 10 metros acima do nível do solo sem obstáculos que interfiram na correcta leitura.

   Alcance?

  Direcção - 0° a 360°

  Velocidade - até 241 km/h

   Resolução?

  Direcção - 1°

  Velocidade - 1 km/h

   Erro máximo de leitura?

  Direcção - 7°

  Velocidade - 3 km/h ou 5%

 

- PLUVIÓMETRO

   Como funciona?

O Pluviómetro é um dispositivo que se destina a registar a quantidade de precipitação ocorrida num determinado espaço de tempo. Tendo basicamente a forma de um balde, recolhe a precipitação, a qual obriga um mecanismo integrado a encher-se e a esvaziar-se, alternadamente, através de dois receptáculos semelhantes aos pratos de uma balança. A medição utilizada nesta estação ocorre em mm/m2. Nos EUA, por exemplo, as medições são realizadas em polegadas. Cada receptáculo do mecanismo da presente estação comporta 0,2 mm de precipitação (antes de ser esvaziado) e considera-se como anormalmente chuvoso um dia em que se registe uma precipitação superior a 20 mm. Por vezes, se o teor de humidade no ar é muito elevado, a estação regista precipitação sem que a mesma seja sentida, o que se deve à condensação dessa mesma humidade nas paredes do pluviómetro e ao consequente enchimento dos receptáculos. Em climas muito frios, os pluviómetros são dotados de sistemas de aquecimento, por forma a fazer face à formação de gelo ou à queda de neve.

   Localização?

  1,7 metros acima do nível do solo sobre o dispositivo que protege o termómetro e o higrómetro.

   Alcance?

  Diário até 999,9 mm. Mensal e anual até 1999,9 mm

   Resolução?

  0,2 mm

   Erro máximo de leitura?

  Diário e mensal: 4% ou 0,2 mm

  Taxa de precipitação: 5% ou 1mm/hora

- SENSOR SOLAR

   Como funciona?

A radiação solar é tecnicamente conhecida por Radiação Solar Global, uma medida de intensidade da radiação do Sol quando encontra uma superfície horizontal. Esta irradiação inclui tanto os componentes directos da radiação solar, como os componentes da reflexão produzida pelo céu. A medição da radiação solar dá uma medida da quantidade de radiação solar ao tocar o respectivo sensor em qualquer momento, expressa em Watts/metro quadrado (W/m²). A medição exige, obviamente, o sensor de radiação solar.

   Localização?

  Junto ao pluviómetro, sem obstáculos que prejudiquem a leitura

   Alcance?

  0 W/m² a 1800 W/m²

   Resolução?

  1 W/m²

   Erro máximo de leitura?

  5%

 

- SENSOR UV

   Como funciona?

A energia do Sol chega à Terra sob a forma de raios visíveis infravermelhos e ultravioletas. A exposição a raios UV pode causar diversos problemas de saúde, como queimaduras solares, cancro de pele, envelhecimento prematuro da pele e cataratas, e pode mesmo debilitar o sistema imunitário. O sensor UV ajuda a analisar os níveis de variação da radiação ultravioleta e pode servir de aviso para situações em que a exposição é particularmente inaceitável. A leitura dos raios UV não tem em conta a reflexão causada pela neve, pela areia ou pela água, o que pode aumentar significativamente a exposição.

   Localização?

  Junto ao pluviómetro, sem obstáculos que prejudiquem a leitura

   Alcance?

  0 a 16 UV index

   Resolução?

  0,1 UV Index

   Erro máximo de leitura?

  5%


Com o Apoio da:

Escola Técnica Profissional da Moita

Este site (www.meteomoita.com) é automaticamente actualizado com dados de uma estação meteorológica amadora. É um serviço público e sem fins lucrativos. Por estas razões, não se assume qualquer responsabilidade sobre as decisões que se possam tomar assentes nas sua informação.

© Copyright 2007-2017 MeteoMoita.com